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21/06/2010
Dicas para Insônia


DICAS PARA INSÔNIA


A insônia se caracteriza pela dificuldade em iniciar o sono ou em se manter dormindo, sendo que o principal prejuízo é o cansaço durante o dia pelas noites mal dormidas. Pode estar relacionada com uma causa específica: ansiedade, depressão, estresse, dor muscular e/ou articular (artrite, por exemplo), uso de medicamentos, ambiente inadequado (muito barulho, quente demais, colchão ruim, claridade excessiva) etc. Nos casos em que não se relaciona com um fator causal mais evidente, é tida como insônia primária, aquela sem causa bem definida.

 O tratamento, em alguns casos, pode ser medicamentoso (indutores do sono, antidepressivos em pequenas doses). Porém, a associação de tratamentos tem apresentado melhores resultados. Os tratamentos alternativos ao medicamentoso incluem higiene adequada do sono, acupuntura, psicoterapia e técnicas de relaxamento.
ORIENTAÇÕES PARA HIGIENE DO SONO


Estas orientações podem ajudar a ter melhor qualidade de sono, independente do problema apresentado:


1. Procure deitar e se levantar em horários regulares todas as noites;
2. Vá para a cama somente quando estiver sonolento, com sono;
3. Não use a cama para leitura, ver televisão ou alimentar-se. Prefira a sala ou outro ambiente. A cama deve estar relacionada como ato de dormir;
4. Evite ficar na cama sem dormir. Se necessário levante e faça uma atividade calma até ficar sonolento novamente. Ficar na cama rolando de um lado para outro gera estresse e piora a insônia;
5. Estabeleça um ritual de relaxamento antes de se deitar; um banho quente, diminuir a luminosidade do quarto enquanto se prepara para deitar;
6. Evite uso de álcool e de cafeína pelo menos 6 horas antes do seu horário de dormir;
7. Não se alimente próximo ao horário de dormir;
8. Evite cochilos durante o dia; eles atrapalham seu sono à noite.
9. Procure se ocupar durante o dia, evitando o ócio.
10. Faça atividades físicas regularmente, porém evite exercícios fortes no final do dia, prefira os períodos da manha ou almoço. No final do dia, os exercícios precisam ser mais leves como alongamento ou caminhadas, e pelo menos 4 horas antes de dormir.


Algumas pessoas naturalmente dormem menos que outras.
Isto não significa ter insônia.

Fonte: www.sbsono.com.br


Dra. Daniella P. Alves
Acupuntura e Clínica Médica
CRM-MG 46130

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